O Presidente da Abinee, Humberto Barbato e membros da diretoria da associação realizaram no final do mês de dezembro um balanço do ano de 2014 e projeções das expectativas para 2015.

Para Barbato, o setor eletroeletrônico se prepara para mais um ano imprevisível e também difícil. Apesar de algumas medidas de incentivo à indústria tomadas no segundo semestre de 2014, o setor ainda necessita de um plano estratégico de longo prazo, capaz de devolver a capacidade de competitividade das empresas no âmbito interno e externo. 

“Precisamos criar um ambiente que propicie a retomada de investimentos. E, para isso, temos que corrigir as distorções macroeconômicas que representam um grande entrave para a atividade produtiva”, diz ele.

Os membros da diretoria também fizeram projeções não muito otimistas para o ano de 2015. Segundo eles, a exportação pode ser uma possível válvula de escape devido ao câmbio do dólar que deve ficar na casa dos R$ 2,60 e a também a prometida recuperação dos mercados americano e europeu. Mas, se a taxa de câmbio subir muito, pode atrapalhar, uma vez que o país é bastante dependente de matéria prima do exterior.

Para eles, o maior desafio do Governo Federal será refazer as alianças políticas para eliminar a rigidez inflacionária. É preciso levar em consideração a correção dos preços administrados e do câmbio, além do ajuste fiscal e a recuperação de investidores e empresariado em geral.



FONTE: Site Abinee

Posts mais Visitados