A equipe de Engenharia de Aplicações e Serviços ao Cliente da Sense cursou no Senai de Santos a formação continuada de Instalações de equipamentos elétricos e instrumentação em Atmosferas Explosivas (Ex001 e Ex003).



O curso baseia-se nos procedimentos e normas de segurança utilizadas em áreas com risco de explosão e para conhecer os equipamentos adequados para atuar nessas áreas:
Sua estrutura: Ex001 - Aplicação dos princípios básicos de segurança em atmosferas explosivas e Ex003 - Instalação de equipamentos com tipos de proteção “Ex” e respectivos sistemas de fiação.
O curso tem duração de 5 dias, aulas teóricas sobre noções de atmosfera explosiva, classificação de zonas e gases, tipos de proteção, marcação de equipamentos e demais complementos fundamentais sobre o assunto, também aulas práticas para aplicar os conhecimentos adquiridos.
Este é um curso preparatório para a prova de certificação, tê-la ainda não é um requisito obrigatório exigido pelas empresas, mas futuramente será, hoje já é pedido a certificação Ex dos produtos.
Com a modernização industrial, passarão a exigir a certificação de competência pessoal(CoPC) dos funcionários e terceiros, o que garantirá que esses estão aptos para realizar o trabalho de acordo com a competência que o serviço requer.

Atualmente no Brasil somente é possível obter as certificações Ex000 e Ex001, e isso é feito através da Underwiters Laboratories (UL) em conjunto com a IEC(International Electrotechnical Comission).
Para as demais certificações ainda não há nenhuma entidade no Brasil que ateste para as demais competências, o que há é uma previsão que no ano que vem haja a possibilidade de certificação Ex003 - Instalação de equipamentos com tipos de proteção Ex e respectivos sistemas de fiação.
E mais para frente certamente haverá também as demais certificações, que contemplam do Ex000 ao Ex010, Sendo, Ex010 - Execução de inspeções de auditoria ou de avaliação das instalações elétricas em, ou associadas a atmosferas explosivas, para obter esta competência, deverá ter sido certificado em todas as anteriores e então poderá exercer função de auditor.



Sem dúvida, esse curso foi um passo a frente da Sense preparando sua equipe técnica que atua em campo para continuar atendendo seus clientes e parceiros em alto nível. 

Posts mais Visitados