Em 29 de setembro de 2015, foi realizada a solenidade de outorga da Comenda Inatel, evento comemorativo referente aos 50 anos da instituição. A condecoração, destinou-se à pessoas físicas e jurídicas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto, de sua fundação mantenedora, bem como para o desenvolvimento do país.
 A SENSE foi homenageada pela grande parceria construída em todos esses anos, e particularmente na área de Pesquisa e Desenvolvimento.
 Para a empresa representou a expressão de uma afinidade que se criou, demonstrando que é possível obter excelentes resultados por meio de um trabalho alicerçado pela tríplice hélice (academia, empresa e governo). Em muitas esferas é possível ver resultados desse trabalho, conheça algumas delas:
Através de recursos da Lei da Informática, a empresa em 2005, montou com Inatel uma câmera anecóica dentro do Instituto para a realização de testes de produtos.
Agora o Inatel está apto a realizar ensaios e a oferecer laudos para fins de homologação para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de desempenho de terminais telefônicos, segurança elétrica, além de testes de compatibilidade eletromagnética, como os feitos para a Sense.
 
Câmera Anecóica

Para o gerente de qualidade da Sense, Mauro Sérgio Zeferino, esse trabalho foi importante no processo de desenvolvimento de novos produtos. "Com a interação entre empresa e instituição de ensino tivemos um crescimento profissional de nossos colaboradores que passaram a melhorar os produtos com base no conhecimento compartilhado, tendo como diretiva estratégica da empresa a realização de ensaios utilizando o laboratório (EMC/EMI) em 100% de nossos produtos desenvolvidos"
O professor Alexandre Baratella, coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial, afirmou que a parceria foi importante para aprimorar os conhecimentos dos alunos da graduação e da pós-graduação.

Outro tema é um trabalho desafiador: consiste no primeiro componente integrado desenvolvido pelo INATEL, em parceria com a Sense, consolidando as pesquisas da instituição na área de Microeletrônica.
Segundo o coordenador do projeto, a integração entre os profissionais do Inatel e da Sense e a proximidade das duas instituições no sentido ideológico deste projeto fortaleceu muito nossa posição junto ao BNDES.
O gerente de PD&I, Engº Sérgio Bertoloni, reforça que estamos quebrando definitivamente o mito de que, no Brasil, enquanto a universidade atende às demandas do conhecimento, do saber, as empresas atendem às demandas do mercado. “Neste projeto, mostramos que o 'saber' e o 'fazer' andam lado a lado na universidade e na empresa".

Com a nova diretiva estratégica determinada pela diretoria da SENSE: a ampliação do portfólio de produtos do mercado de PA (Process Automation) é uma das  prioridades em nosso setor de PD&I, para isso a criação de um laboratório equipado com o que há de mais novo é de extrema importância. Sendo assim, através de um convênio entre o Inatel Competence Center - ICC e a empresa Sense, o primeiro passo para se alcançar este objetivo foi dado.
O laboratório de Automação do Inatel recebeu equipamentos doados pela empresa. São quatro sensores de temperaturas que estão sendo utilizados também pelos alunos de automação nos curso de engenharia, tecnologia e pós-graduação.

 
Peças SENSE no Laboratório de Automação


Segundo o professor que ministra aulas no laboratório, esses equipamentos ajudarão os alunos nessa área de estudo.  "Até então não tínhamos nada no curso voltado para essa área e esse segmento. Esses são os primeiros equipamentos direcionados para esse segmento de área classificada e ajudarão os alunos durante seus estudos."

Um dos resultados mais claros de todas essas parcerias foi o reconhecimento através do Prêmio SESI Qualidade no Trabalho, que elegeu a empresa Sense Eletrônica como a vencedora da etapa estadual, na categoria inovação - média empresa.
 Todas essas ações mostram o envolvimento, da Sense e do Inatel, ao longo dos anos e o porquê do reconhecimento de uma Comenda dessa faz sentido para a Sense e deixa-nos orgulhosos de recebê-la. Que essa parceria continue por muito tempo!

Texto: Rodrigo Paduan Mendonça

Posts mais Visitados