Nosso gerente de Marketing, Engº Ricardo Rossit, recebeu a “Certificação de Competência Ex” pela Abendi (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção).

O sistema de certificação de competências é um complemento ao ciclo de vidas das instalações em atmosferas potencialmente explosivas, e inicialmente será de adesão voluntária por parte dos profissionais, mas o INMETRO já estuda o programa visando a compulsoriedade após o amadurecimento do mercado.

A Abendi é o primeiro organismo de certificação a lançar o programa e em breve outros organismos devem entrar no mercado, seguindo a tendência mundial lançada pelo IEC Ex que já atestou a competência de diversos profissionais europeus, americanos e asiáticos.

O lançamento do programa Abendi foi comemorado no último dia 6 de novembro na solenidade que concedeu os primeiros 13 certificados aos destaques que durante sua trajetória profissional atuaram de forma expressiva para o desenvolvimento da área de instalações em atmosferas explosivas no Brasil.

Nosso gerente atua na normalização e legislação Ex no Cobei e no INMETRO representando os fabricantes Ex pela Abinee, e na Abendi é membro do Comitê Técnico e do Bureau de Certificação que está preparando o processo de certificação para “Projetos de Instalações Ex”, que é o próximo módulo de competência a ser lançado pela Abendi em 2015.

Benefícios
Os equipamentos elétricos em áreas Ex precisam, obrigatoriamente, de certificação. Portanto ter um profissional na empresa que seja certificado, ajuda na criação da cultura da segurança no ambiente da atmosfera explosiva.

Como inovadores a Sense saiu na frente, pois essa certificação é vista como um futuro para a área. 

Parabéns Eng. Ricardo Rossit!!!


Posts mais Visitados