Sensores fotoelétricos - O que são? Quais os tipos?


Os sensores fotoelétricos são indispensáveis em aplicações na indústria moderna, com o avanço da automação industrial houve a ascensão da tecnologia dentro das industrias, melhorando assim a qualidade e produtividade.
Os sensores ópticos ou fotoelétricos tem como o seu princípio de funcionamento a utilização da propagação da luz, é emitida por um emissor e retorna para o receptor, este processo pode acontecer de formas variadas, caracterizando-se em 3 tipos diferentes, conforme a seguir:

 
 Sensor Difuso

Este sensor possui o emissor e o receptor de luz acoplados lado a lado em um mesmo invólucro. O feixe de luz é emitido e quando entra em contato com algum objeto, é refletido de volta para o receptor, neste momento é que ocorre o acionamento da saída. Este tipo de sensor possui um alcance de detecção inferior aos outros tipos, pois a reflexão depende do objeto a ser detectado. A intensidade de luz refletida depende da cor, rugosidade, índice de reflexão do material e tamanho do objeto a ser detectado. Normalmente a distância sensora é especificada para estes sensores considerando um papel branco, que na prática irá sofrer uma considerável redução de distância para objetos da cor preta.
Existem sensores difusos especiais que não são tão afetados pela cor e tipo de material do objeto a ser detectado e devem ser especificados nos casos onde pode ocorrer a detecção de vários tipos de produtos pelo mesmo sensor.
Deve-se tomar cuidado ainda com o background, ou seja as superfícies atrás do objeto a ser detectado, para que a reflexão desta superfície não atrapalhe causando falhas na detecção, existem sensores com supressão de fundo para estas aplicações.
Abaixo um exemplo de aplicação típica deste sensor:

 
Sensor Refletivo ou retro-reflexivo

Este tipo de sensor, também possui o transmissor e o receptor no mesmo invólucro, mas a reflexão da luz ocorre através de um espelho prismático, que deve ser posicionado em frente do sensor, e a detecção do objeto ocorre quando este interrompe o feixe de luz refletido pelo espelho.
O espelho possui prismas posicionados lado a lado em toda a sua superfície, permitindo que uma grande porção da luz polarizada seja refletida de volta paralelamente para o sensor, proporcionando uma grande distância entre o sensor e o espelho.
Abaixo um exemplo de aplicação do sensor refletivo, na detecção de caixas em linhas transportadoras.
Um ponto a ser observado na aplicação deste sensor é a detecção de objetos transparentes, que podem deixar a luz atravessa-los causando falhas de detecção, nestes casos existem sensores refletivos para objetos transparentes.
Barreira

Este tipo de sensor, o transmissor e o receptor estão em invólucros separados, e devem ser posicionados um frente ao outro, e a detecção também ocorre quando o objeto interrompe o feixe de luz.
Normalmente estes sensores possuem lentes maiores que proporcionam distancias de detecção muito maiores que os outros tipos, e são indicados para ambientes nebulosos e empoeirados.
Abaixo um exemplo de aplicação deste tipo de sensor:

Os sensores fotoelétricos são elementos fundamentais em diversos setores da indústria. A SENSE dispõe de uma vasta gama de sensores fotoelétricos em seu portfólio de produtos. Conheça um pouco mais sobre nossos produtos e não hesite em nos consultar.
Nos próximos posts iremos abordar mais sobre os sensores fotoelétricos especiais, bgs, divergente, convergente, foco fixo, feixe fixo e objetos transparentes, além dos tipos de luz utilizados: vermelho, infra-vermelho, laser.


Posts mais Visitados