Um dos principais equipamentos para deslocamentos de produtos sólidos, as correias transportadoras; sem dúvida têm um papel fundamental seja em portos, em carregamentos de grãos para exportação ou em silos para estocagem.





Com as atuais expansões nestes sistemas de transporte por esteira, traz por outro lado, um aumento nas precauções a serem tomadas, certo? No sentido de que agora toda parte de monitoramento de esteira passou a ser muito importante, e grande parte destas aplicações possuem agravante de serem dentro de uma área classificada com risco de explosão. 

Quem nunca teve um problema com o desalinhamento da correia em determinado ponto do sistema? É possível, inclusive, quantificar esse prejuízo... horas paradas, e em alguns casos o rompimento da correia.

Alguns equipamentos podem ser utilizados para minimizar esse inconveniente, os famosos interruptores de falha do alinhamento.
Dispositivos simples, instalados ao longo do sistema de transporte utilizam uma alavanca alinhada a correia que ao menor deslocamento acionam um contato seco para alertar a operação dessa ocorrência.

Agora que primeiro problema foi resolvido e de certa forma, foi possível antecipar a ocorrência do desalinhamento, como instalar esse componente considerando que essa é uma  área classificada?
Isso porquê, atualmente processos em que partículas e sólidos em suspensão são compulsórios,  que é o caso das esteiras,  os equipamentos e dispositivos devem possuir proteção e certificações para instalações em área classificadas, as famosas zonas 20, 21 e 22. Mas esse é um tema de tal relevância que trarei em um artigo separado.

As fundamentais barreiras Exi (Segurança Intrínseca) são uma excelente opção para serem utilizadas, lembrando... uma das opções, existem outras,  que limitam a energia interligada aos dispositivos, neste caso o interruptor de desalinhamento. 

Tenha em mente todas essas informações quando for trabalhar as definições e características desse tipo de aplicação e projeto, pois é ia melhora do processo é feita  através dos equipamentos em Segurança Intrínseca (Exi) que você escolhe.

Autor: Cauê Monteiro

Posts mais Visitados