Atualmente, quando se fala em automação de processos e ampliação de sistemas de redes existentes a primeira opção que é destacada seria a utilização de redes industriais, onde é possível em um mesmo barramento realizar a comunicação de diversos dispositivos e principalmente, a disponibilidade de diagnósticos. Tudo isso promove um aumento significativo de segurança para a planta e indivíduos que trabalham nessas áreas.

Nessa guerra de protocolos podemos mencionar o Modbus-485, o Fieldbus foundation, AS-Interface, mas o destaque vai para o Profibus-DP, conhecido pela sua robustez e flexibilidade de projeto, oferecendo para o projetista deste tipo de sistema um “leque” de opções e configurações. Além disso, sua capacidade física é um dos principais atrativos devido à quantidade de ativos bem como a capacidade para instalações com grandes distâncias.

A conexão de equipamentos no barramento DP conhecida tecnicamente como topologia, pode ser feita de 02 maneiras: Line e Line/Stubs. No entanto, neste protocolo, existe uma limitação quanto à utilização de “Stubs”. Quando for necessário o comprimento máximo é de 30 cm e deve ser obedecida a capacitância total em função da velocidade.


Com o objetivo de minimizar essa limitação, a Sense desenvolveu um dispositivo que permite que sejam interligados a ele outros dispositivos, sejam eles atuadores elétricos, monitores de válvulas, módulos de I/O’s, sem que seja computada essa interligação como derivação (Spurs) mas sim, como uma extensão do cabo tronco.

Um dos grandes destaques deste produto que através da chave ON/OFF é possível desligar (Seccionado) de forma segura somente o elemento final, e sem provocar nenhum tipo de anomalia na  rede  ou  em  outros  equipamentos  adjacentes.  Essa característica elimina a necessidade de desligamento de toda a rede na condição de manutenção do equipamento ligado ao “Derivador Spur Zero”, mesmo estando instalado em Área Classificada. 


Autor: Caue Monteiro - Vendedor Técnico P.A.

  

Posts mais Visitados