Mais uma parceria Sense – Inatel que promete trazer excelentes resultados.

O coordenador do curso de Tecnologia em Automação Industrial, Alexandre Baratella, juntamente com Gilmar Ribeiro, da área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Sense, fizerem recentemente uma viagem à China com o foco de aprimorarem os seus conhecimentos relacionados ao Protocolo de Comunicação Hart, através de um curso de capacitação específica realizado por uma empresa que detém o conhecimento neste assunto.

Com o objetivo principal de se ter o total domínio tecnológico, essa capacitação deverá contribuir com os novos Projetos de PD&I Sense, que vai abranger o desenvolvimento de uma linha de Posicionadores de Válvulas, Sensores de Temperatura e Sensores de Pressão.

Para que o Inatel possa estar apto a atender às futuras demandas de ensaios conforme for necessário à validação de produtos Hart, uma estrutura laboratorial complementar ao Laboratório de Radiointerferência está sendo criada nas dependências da Instituição. O laboratório recebeu algumas doações de equipamentos, incluindo o Protocolo Hart que foi adquirido durante a capacitação na China, mas sua estrutura ainda não está totalmente completa.

Apesar disso, desde o início de 2014, quando algumas atividades já se iniciaram, ele se tornou fundamental para a formação técnica de alunos de automação dos cursos de engenharia, tecnologia e pós-graduação. Para dar todo o suporte e auxílio necessário ao Projeto, recentemente a Sense contratou dois estagiários do Curso de Automação Industrial do Inatel e pretende contratar mais um ainda em este ano.

O projeto é de longo prazo, aproximadamente 05 anos, mas as expectativas de ambos são positivas. Tanto a Sense quanto o Inatel acreditam que esse projeto renderá bons frutos. 

Posts mais Visitados