Com a automatização dos Processos de fabricação ocorrida nas últimas décadas, tem-se dentre os principais fatores que impulsionaram tal mudança, a evolução da tecnologia de Redes Industriais. Além da confiabilidade, estabilidade do funcionamento, à flexibilidade da disposição de equipamentos na planta industrial se tornou cada vez mais exigida frente a inúmeras aplicações que surgiram.

A Sense, visando sempre atender a necessidade e a gerar soluções, em complemento a sua linha de Módulo Derivadores e Protetores de Segmento, dispôs ao mercado os Módulos de I/O de Campo. Estes equipamentos têm como objetivo, a otimização da distribuição da rede.

Disponíveis para redes DeviceNet e Profibus DP, o produto é composto por partes modulares, Módulos FDN (Node) ou FDE (Expander) e Módulos FDC (I/O Connection).
Entenda melhor a funcionalidade básica de cada parte:

FDN (Nolde): Consiste no Slave da rede utilizada, onde ocupa determinado endereço, realizando o “gerenciamento” do trecho expandido.
FDE (Expander): Tem a função de permitir que novos módulos FDC de Entrada/Saída (Analógica ou Digital) possam ser conectados.
FDC (I/O Connection): Permite a conectividade aos equipamentos finais a serem monitorados.


Para o correto funcionamento desse sistema, algumas limitações devem ser obedecidas no momento do dimensionamento do trecho de expansão. Quanto ao uso do FDE, poderá ser utilizado até 15 módulos, desde que a quantidade de informações (Bytes) trocadas nesse trecho não seja superior a 24 Bytes para entradas e saídas.

Dentre as vantagens do uso desse sistema, é destacada a redução de cabeamento da rede principal, pois o cabo utilizado na expansão não é o mesmo utilizado no tronco, o que reflete na diminuição no custo da planta.

Outro ponto é a facilidade de manutenção e identificação de falhas conseguida. Isso se deve a melhor flexibilidade de ligação dos dispositivos finais e sinalizações via LED, disponível na parte frontal dos módulos FDN e FDE.


Recomendações Práticas:

Para a rede de expansão, normalmente se utiliza no máximo 3 Módulos FDE (Expander). O cabo de ligação entre o Módulo FDN até o último Módulo FDE, normalmente tem até 15 metros de comprimento. Para ligação dos equipamentos finais, frequentemente se utiliza cabos com até 30 metros de comprimento.

Essas recomendações visam uma simplificação do trecho expandido, evitando, principalmente, uma condição de falha ou defeito do Módulo FDN (Nolde) e deixando um menor número de equipamentos inativos, e, consequentemente, uma menor paralisação parcial da planta.

Autor: Claudinei da Silva Rosa - Eng. de Aplicações

  
  

Posts mais Visitados