Muitos usuários de sistemas automatizados que tem aplicado algum tipo de rede industrial sofrem com desligamentos totais dessas redes, também chamados de quedas, sempre que ocorre um curto circuito em alguma derivação (SPUR).
Processos que demandam maior segurança ou estabilidade por parte da rede não podem admitir esses curtos, pois significa uma perda de produção muito grande.

Enxergando esta necessidade, a SENSE desenvolveu um Protetor de Segmento para rede As-i. Uma rede AS-i simples pode ter, dependendo da arquitetura usada, até 62 válvulas ON-OFF. No caso de uma queda, pode-se perder todas as leituras e comando destas válvulas ao mesmo tempo.

O Protetor de Segmento tem como principal função prevenir que curtos ocorridos nas derivações derrubem toda a rede, fazendo com que apenas o que está em curto seja isolado e todo o restante da rede permaneça funcionando normalmente.

Abaixo, o modelo de uma rede com derivadores passivos (sem proteção), seguido de uma rede com os Protetores de Segmento.



Observa-se que com a ocorrência do curto, todos os instrumentos ficam desligados, incluindo o mestre (Gateway), dificultando assim, a detecção do local exato onde ocorreu a queda.

Já na imagem acima, fica clara a visualização de qual está apenas em situação de curto, pois somente uma derivação está desligada e as outras continuam em funcionamento. Além disso, há uma indicação visual em cada protetor de segmento, facilitando a detecção do problema e reduzindo em mais de 90% o tempo de parada. 
texto: Victor Magno - Engenharia de Aplicações

Posts mais Visitados